sexta-feira, dezembro 30

Meu Primeiro Ano Novo

 
Estamos a sós. 
Eu e a mamãe.
Não me lembro em que fim de ano foi isso.
Eu era bastante pequenina, 
mas lembro-me que
ela chorava deitada no sofá da nossa casa. 
Em frente, a árvore de natal brilhava linda!
Daí eu perguntei:
-Mamãe, por que a senhora está chorando?
-Porque é ano novo!
-E o que tem isso?
-Ano novo é triste!
-Por quê?
-Porque morre um ano e nasce outro.
Entendi a resposta e ficamos ali um tempo
que guardei para sempre.
Nesta pequena e grande passagem 
ouvi pela primeira vez a expressão
"ano novo"  
e pronunciei algo concreto com relação
a tristeza ou a lágrimas.
Posso dizer também que aprendi 
um pouco da complexidade da vida 
nesse dia...
Que, às vezes, a gente podia chorar
sem precisar talvez um motivo.
Lembrando disso hoje
também deixo meu recado.
À mamãe devo a poesia da vida,
a alegria, o sagrado...
Todos nós, os seus seis filhos.
Através dos seus olhos maravilhados
pela natureza, pela beleza das coisas
aprendemos a enxergar o essencial da vida.
Ela ensinou-nos gratidão, 
a compaixão,
a gentileza...
Um pequeno exemplo
era quando viajávamos,
e ela alegre ensinava-nos
a dar adeus e sorrir para as crianças que
encontrávamos pelo meio da estrada.
Quando perguntávamos o motivo,
ela respondia:
-Elas vão ficar felizes por isso!
Seguíamos então viagem 
com adeus nas mãos
e sorriso nos lábios
escutando-a a narrar tudo. 
Tipo assim:
-Que maravilha de árvore,
que beleza de sombra,
que espetáculo de flores... 
que lindo!
Dessa forma, crescemos ouvindo 
muitas palavras e frases exclamativas
entre outras.
Acredito que a gente
herda a alma da nossa mãe.
É nessa essência que reconhecemos
o amor incondicional e sagrado
que sentimos por elas.
Hoje a mamãe sorri muito 
e tem todos os motivos para isso. 
Graças a Deus!
Mas continua chorona.
Mamãe obrigada 
e feliz ano novo!!

(Carla Fernanda)

Através dessa minha primeira lembrança
do que mais tarde viria a ser mesmo
o ano novo que é hoje para mim, 
desejo um maravilhoso 2012
a todos os meus amigos.
Que sejamos felizes! 

Imagem: Não estive presente neste aniversário recente por motivo da distância.
Depois vou escanear outra foto dela. Só tinha esta escaneada.

70 comentários:

Olinda Melo disse...

Querida Carla Fernanda

Linda a sua Mamãe! Daqui consigo ver como a doçura e a alegria do seu sorriso. Os meus parabéns pelo seu aniversário e que seja um dia que se repita por muitos e felizes anos.

E tem razão, herdamos a alma da nossa mãe.Com o tempo vemos as coisas como ela, vamos tendo consciência dos seus ensinamentos e da sua essência.

Beijinhos.

Olinda

Nómada planetario disse...

Ante todo feliz 2012, la madre es un pilar básico en nuestras vidas. Este año será el primero sin contar con la mía. Supongo que allá arriba habrá otras celebraciones.
Felicidades.

Tunin disse...

Carla que depoimento tão sensível e verdadeiro!Os sábios pais sabem nos ensinar os caminhos da vida!Sua mamãe é uma beleza de senhora! Parabéns por ela ter passado tanta sensibilidade e que você cultiva-a na excelência de suas letras. Feliz 2012, querida, para você e toda a sua família.
Beijos poéticos.

Carolina disse...

São lembranças e palavras de amor ... Emocionante! Memórias de sua infância com sua mãe. Feliz Ano Novo para você e toda sua família linda!

chica disse...

Parabéns pra tua mãe que é linda e cheia de sensibilidade.

Lindo de ver e ler! beijos, tudo de bom,ótimo 2012 e eu também me emociono sempre na virada...Não sei por que...beijos,chica e tuuuuuudo de bom!

She disse...

Mas é evidente que me emocionei...rsrs Que lindooooooooo! E que pessoa especial é sua mãezinha, pois somente pessoas especiais conseguem enxergar a vida dessa forma, amei isso! ;) A vc, a ela e a todos os seus, um feliz Ano Novo, minha querida! ;)
Beijo, beijooo!
She

Bento Sales disse...

Olá, amiga Carla!
Um poema sobre quem gostamos tem muito mais lirismo, beleza, poesia e, sobretudo, emoção.
Creio que se sua mãe ler esse poema, ficará sobremaneira emocionada.
Passar a virado do ano com nossa mãe, é o sonho que poucos podem realizar.

Querida, desejo a você e família um Ano-Novo íntegro de saúde, superação e realizações!

Abraços cordiais e fraternos do amigo de sempre!

Evanir disse...

Abra o novo livro de sua vida.
Suas páginas estão em branco.
O livro chama-se Oportunidade e seu primeiro capítulo é o Dia de ano novo."
Que você possa ter Paz, alegria, amor ,
para colocar nas novas páginas que o Senhor está nos dando !
Que a paz e a luz chegue a todos os corações do Mundo.
Que todos os governantes antes de ver suas mesas fartas
olhem para a miseria que esta no Mundo.
Deus abençoe seu Ano Novo.
Paz ,saude ,fé ,amor e sernidade para suportar tudo
aquilo que não poderemos mudar.
Um Feliz 2012.
Beijos no coração .
Conto com sua amizade e carinho
conto contigo para seguir minha viagem.
Eu espero estar sempre contigo.
FELIZ ANO NOVO.
Beijos carinhos ..Evanir

silvo disse...

Un gran y benedficioso año nuevo Carla!, beijinhos!

Carla Fernanda disse...

Bento,

Eu já escrevi isso em um cartão e enviei para ela pelo correio, lá em Minas Gerais.

Obrigada amigos pelos votos de felicidades!
Feliz 2012!!!

Smareis disse...

Bonita palavras Carla. São parte de nossa vida que jamais poderemos esquecer um dia, e acredito que herdamos sim a alma da nossa mãe...
Também cresci assim ouvindo essas frases exclamativas que são simples, mais de uma sensibilidade sem tamanho. Parabéns pra sua mamãe!
Desejo a você um ano repleto de luz, amor, saúde e prosperidade.
Que 2012 seja de muitas realizações, paz, saúde e alegria pra você e toda sua família.
Beijo grande no coração!
Feliz Ano Novo!

Toninho disse...

Linda lembrança da mamãe.Fatos que marcam e direcionam Carla.
É divino e sagrado este amor.
Tudo de bom a voce numa linda passagem e que esta emoção esteja presente em 2012 com a gente neste bela sintonia e poesia.
Meu mais cairnhoso abraço mineiro de flor.
Beijo.
Vamos juntos em 2012.

Sol disse...

linda homenagem pra sua mãe...
feliz ano novo pra vocês!!

bjs.Sol

Anônimo disse...

dedicatoria muy hermosa.
besos

Espaço Cris Padilha disse...

Carlinha, amiga querida, que saudade! E de cara, entro no seu blog, e me deparo com este texto lindo, falando de sua mãezinha!!Sim, nossas mães são sagradas, e me parece que, só agora, entendo isso..queria muito que minha mãezinha morasse aqui comigo, para "aproveitar" mais este tempo com ela, pois com a idade, ela já não lembra de tudo, esquece fácil..mas ela tem outra filha e um neto e a preferencia é deles..Mas não reclamo, a vida é maravilhosa!! Seu texto me deixou nostálgica rsrs Eu vim pra te desejar um Feliz Ano Novo, com muita Saúde, Amor, Paz e Prosperidade!! Foi muito bom te conhecer e espero que esta amizade continue em 2012! Muito Sucesso pra nós! Bjkas!

Magia da Inês disse...

Três...
dois...
um....

♫♫.•*¨`*•..¸ ☼ ☼ ¸.•*¨`*•.♫♫♫.
╔═════════ ೋღღೋ ═════════╗
ೋ ~~* FELIZ ANO NOVO ~~* ೋ
╚═════════ ೋღღೋ ═════════╝
♫♫.•*¨`*•..¸☼ 2012☼¸.•*¨`*•.♫♫

Xipan Zéca disse...

Fernanda....

Mãe é um causo sério né? Elas emociona nóis pra dedéu... rss
Ó.. Passei só pra te ler, Vórto ano que vem pra te desejar as felicitaçãos de ano novo... Ok

Deussssssssssskiajude
Beijo
Tatto/Xipan

R. R. Barcellos disse...

Uma crônica em forma de poema.
Um poema em forma de canção.
Uma canção embrulhada em amor.
Desculpe... cisco no olho...
(Lembrei da minha).
Beijo as mãos - as delas, que te afagaram os cabelos, e as tuas, que me acarinharam a alma com este lindo texto.
FELIZ 2012, QUERIDAS!

Gabriel Pio disse...

Que lindo!
Um feliz ano novo com muito amor de Deus pra você, minha amiguinha.
Abraços

Leonel disse...

Lindas lições de sentimentos recebestes de tua mãe!
Que bom que agora ela sorri mais, ao invés de chorar!
Que tenhas uma passagem de ano cheia de alegria e paz, e um ano novo cheio de esperança...
Abraços, Carla!

Maria Rodrigues disse...

Minha amiga. Não tendo tido tempo disponivel nos dias anteriores por motivos profissionais, hoje venho numa corridinha para agradecer a presença sempre constante no meu humilde cantinho e desejar-lhe um excelente ano 2012. Que seja um ano pleno de realizações pessoais e profissionais, sonhos realizados, alegrias constantes, saúde, paz, amor e incontáveis momentos felizes. BOM ANO NOVO!
Beijinhos
Maria

Anônimo disse...

Carla,

As memórias da infancia sempre vem à tona. E são sempre belas. Sua mãe deve ter ficado muito feliz com a homenagem. Um 2012 muito feliz pra vc querida.

Bjs.

Zindinha

Carla Fernanda disse...

Oi Zindinha! Como a gente estava lembrando um dia desses dos momentos felizes que vivemos. Vc também faz parte da minha infância amiga. E como te falei foi sempre uma pessoa que ensinou caminhos... é muita felicidade continuar com vc perto viu.
Obrigada!!

Feliz ano novo!!

Roselia Bezerra disse...

OLÁ, QUERIDA
Que o seu Novo Ano seja repleto de realizações e bênçãos!!!
Um Novo Olhar sobre todos os segmentos da sua vida e em todos os níveis do seu viver...
Novas alegrias e nova paz de espírito...
Novos horizontes a alcançar...
Novos ações, novas intenções e novas operações...
Viva 2012 que chega pra ficar e nos renovar!!!
Seja muito abençoada e feliz!!!
Bjm festivo

Antony Sampayo disse...

¡¡¡Feliz año nuevo, Carla!!!, y que esos bellos recuerdos nunca se borren de tu mente.

Besos.

milton disse...

Feliz ano novo
abraços Milton

Everson Russo disse...

E quando um ano morre e outro nasce, nascem também as esperanças e novas lembranças a serem guardadas,,,feliz ano novo...beijos e beijos.

Carolina disse...

Que sejamos felices!! Beijos! Feliz 2012!

Paulo Medeiros disse...

feliz ano novo!

Majoli disse...

Carla, amiga querida, lá estou eu do lado de cá com a emoção a flor da pele, com o coração já se derretendo...e tem jeito não, chorando.
Acho que sou como sua mãe, choro, choro, muitas vezes nem sei dizer a razão pra tal.
Essa sua postagem está linda, demorei pra chegar aqui, mas ainda no comecinho de 2012, desejo a você dias de alegria, de saúde, de amor, de realizações e de muitas bençãos em sua vida.

Feliz 2012!
Beijos com carinho e admiração.

★MaRiBeL★ disse...

♥.TE DESEO UN VENTUROSO AÑO 2012
♥.GRACIAS POR ESTAR AHÍ.♥.
★MaRiBeL★

Vivian disse...

Bom dia,Carla!!!

Que lindo querida!!!Tanta doçura e carinho!!!!!
Lindos ensinamentos da sua mãe!E marcaram pra sempre o seu coração!(espero fazer o mesmocom meus filhos!)
Mas Bah! Sou chorona também!rsrsr
E me emocionei.
Beijos pra ti!!!Lindo dia!

Thelo disse...

Oi, Carlinha!
Parabéns,parabéns, parabéns
Linda lembrança
Um lindo poema
Uma linda menina
Uma linda criança
Coração generoso
Sorriso sincero
Mãos amiga
Irmã querida
Para 2012
Paz, amor, carinho, ternura, saúde e muita luz.
Do sempre amigo e irmão
Thelo

Simone MartinS2 disse...

Bom dia querida e mais um ano se inicia...continuarei por aqui, sempre me emocionando com tuas escritas, obrigada pelo teu carinho comigo...amigas então!
Te amodoro e me sinto feliz quando passo por aqui...Será que irás me aguentar por mais um ano?rsrsrs...Bjinhos magicos e que linda a tua Mãe, irradia felicidade e sabedoria como a propria filha...Felicidades sempre e DEUS no coração!

La sonrisa de Hiperion disse...

Realmente bello el poema que nos has dejado. Un placer siempre haberme pasado de nuevo por tu casa.

Saludos y un abrazo.

João disse...

Que coisa linda Carla, Feliz Ano Novo pra ti. Bjs

lis disse...

Oi Carla
Linda mansagem de carinho e reconhecimento pela mãe querida que tens.
Parabéns a ela também pela filha que certamente herdou a gentileza, o dom da exclamação pelas coisas lindas da vida, pela generosidade da alma que descreves.
Um lindo 2012 Carla muitos abraços e boa semana a primeira de muitas outras.
com abraços

Evanir disse...

Agradeço o carinho e cordialidade
que recebi nessa passagem de Ano.
Todas as palavras não
expressa meu carinho e gratidão.
Obrigada por tanta sensibilidade de coração
muito feliz venho agradecer.
Uma linda semana a primeira de 2012.
Beijos carinhos.
Evanir.

Vera Lúcia disse...

Carla querida,

Que relato delicioso de ler!

Vejo que sua mãe é uma pessoa iluminada e sensível e passou para os filhos uma maneira vibrante de enxergar as verdadeiras belezas da vida.

Agradeço-lhe pela companhia no ano que passou
e desejo que 2012 seja para você um tempo de paz, alegria, sucesso e muita inspiração e poesia.

Beijos.

Carla Fernanda disse...

Tielo
Nós já falamos tanto em vc aqui hoje e rimos demais!!!! Só faltou vc aqui viu.
Beijos e quero te ver este ano hein.
Tô com saudades do seu cheirinho.
Te amo!!!!

Everson Russo disse...

Beijo carinhoso de bom dia pra ti minha amiga.

Severa Cabral(escritora) disse...

Belo dia amiga querida!
Estou torta de tanta saudades de vc e de todos,kkkkkkkkkkkkk,é mole alguém entortar só de saudades,kkkkkkkkkkk,eu entortei e vim aqui para vc me desentortar,kkkkkkkkkkkkk
O nosso amigo Leonal está no meu cantinho passa lá para dá um cheiro nele...
bjs com sabor de verão!

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

Não existe ano novo
se não houver sonhos novos.
Desejo que neste novo ano,
cada dia de vida da sua história,
seja vivido de modo calmo e pleno,
e que possas viver
o mais intenso caso de amor
com a sua vida,
e com os que fazem parte da sua vida.

Aluísio Cavalcante Jr.

Um pouco de mim Rosi Alves disse...

Emocionante! Amei demais beijos

Um pouco de mim Rosi Alves disse...

Fico por aqui seguindo-te!!!

Lúcia Soares disse...

oi carla
linda palavra de ano novo,
um belo dia amiga bjs

Escritora de Artes disse...

Olá Carla,

Lindo texto!

Desejo que 2012, venha com muita saúde, paz, amor e alegria...

Bjos

reptilio disse...

Hola amiga, yo solo espero que este sea un gran año para ti, te lo mereces, gracias por tu buena onda y amistad que siempre compartes, te mando un gran abrazo y que solo te pasen cosas buenas

cuidate mucho, te deseo lo mejor

Rui Pires - Olhar d'Ouro disse...

Feliz ano para vc e toda sua família Carla, que seja um ano pleno de tudo que desejes!

Bjs
Rui

Vivian disse...

Olá,Carla!!

Minha linda te deixo um beijo e votos de ótimas férias!!!!Beijos!!!

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida

Que os teus caminhos neste ano que está a começar sejam iluminados de amor e paz e que os teus sonhos sejam um suave amanhecer.

Um beijinho com carinho
Sonhadora

Pinecone Stew disse...

Have a Wonderful New Year, Carla!

MARILENE disse...

Carla, amei a descrição de sua mãe. E tem razão, aprende-se a sorrir com os sorrisos dos que nos cercam. Valores assim, louváveis, recebemos em casa.
Que seu ano lhe dê inúmeros motivos para alegria. Se chorar, que seja de felicidade.

Bjs.

BlueShell disse...

Li com muita atenção e acabei com os olhos cheios de lágrimas... Que lindo, que doce de mão tu tens , querida.
Muitas bênçãos para vós todos...uma família linda!
FELIZ POR TI.
Bj

Everson Russo disse...

Um belo dia pra ti minha amiga querida,,,muita paz e poesia...beijos e beijos.

Camille disse...

que lindo esse texto! diferente das poesias que vc normalmente coloca! amei a mudança!
bjs

Anônimo disse...

Carla, moça querida...
saudadesssssssssss de ti...
me emocionei com seu texto carregado de linda poesia para sua mãe.
Como é bom vir aqui...
Estou de volta depois de uma pausa necessária, mas agora pretendo estar mais presente.
Que 2012 seja um ano lindo lindo pra ti.
Beijos no coração.
Su.

Carla Fernanda disse...

Amigos tô de fériasssss!!

Everson Russo disse...

Um belo dia recheado de poesia e muita paz pra ti minha amiga...beijos e beijos.

O Baú do Xekim disse...

Oi Carla.
Feliz Novo Ano.
Que te traga tudo de bom.
Muitas felicidades.
Beijoka do Xekim

Andradarte disse...

É de chorar por tudo o que morre...Está certo..
Mas alegremo-nos pelo Novo Ano que aí vem, se
bem que as prespetivas não sejam animadoras..
Haja Fé...Um Bom 2012 para si...e Boas Férias
Beijo

Anônimo disse...

venho prestigiar vosso artigo
e seu contemplar vosso blog

grande abraço

bruno

David Cotos disse...

Me dejaste reflexionando. Gracias por eso.
Feliz 2012.

A.S. disse...

O meu BeijOOO...

AL

ONG ALERTA disse...

somos aquilo que nos foi passado...Muita energia em 2012, beijo Lisette!!!

Majoli disse...

Carla querida, vim dizer que estou com saudades e deixar beijos com carinho no teu coração.
Tenha uma sexta de muitas alegrias.

Everson Russo disse...

Um belo final de semana pra ti minha amiga, cheio de paz e poesia...beijos e beijos.

brisa48@bol.com.br disse...

QUERIDA
CARLA
PASSANDO PARA TE DESEJAR UM DIA REPLETO DE MUITA LUZ.Quando a felicidade bate na porta, muitas pessoas estão no quintal procurando trevo de 4 folhas..."

"As pessoas esquecem o que você diz; as pessoas esquecem o que você faz; mas elas nunca esquecem o que você as fez sentir."

"Nunca desista de uma amizade ou de um grande amor só porque a distância os separou; seja paciente com o sol e a lua pois quando se encontram formam um dos fenômenos mais belos do universo."
UM ABRAÇO CARINHOSO.
BRISA

Olinda Melo disse...

Minha amiga

Venho deixar votos de muita Saúde e Alegria.

Bom Dia de Reis.

Bj

Olinda

O Baú do Xekim disse...

Oi Carla, boa noite.

Obrigado por teu carinho. Se tiveres Facebook, me adiciona.
Beijinhos e feliz final de semana.
http://www.facebook.com/Xekim