quinta-feira, agosto 26

Maravilhas do mundo

Foi construído entre 70 e 90 d.C. Iniciado por Vespasiano, e inaugurado por Tito por volta de 79 a 81 d.C. Inicialmente poderia sustentar no seu interior 50 000 espectadores, em três andares. Durante o reinado de Alexandre Severo e Gordiano III, foi ampliado com um quarto andar, podendo abrigar cerca de 90 000 espectadores. Nele eram realizados diversos espetáculos, combates entre gladiadores, a caça de animais e outros.
A explicação científica para a construção do monumento é que tenha sido concebido para que um observador em seu interior possa determinar, com exatidão, a ocorrência de datas significativas como solstícios e equinócios, eventos celestes que anunciam as mudanças de estação. Basta se posicionar adequadamente entre os mais de 70 blocos de arenito que o compunham e olhar na direção certa.
Começou a ser construída em 1174, para abrigar o sino da catedral da cidade de Pisa, na Itália. Ela é revestida de mármore branco e tem 60m de altura. Já nasceu inclinada. Sua construção foi interrompida diversas vezes na tentativa de resolver o problema. Sempre houve grandes debates a respeito das possíveis causas da inclinação da Torre de Pisa. Muitos apontam como motivo principal problemas do terreno onde ela foi construída. Alguns estudiosos chegaram a pensar que ela fizesse parte do projeto do arquiteto. Em 2008, engenheiros constataram que a Torre não se inclinaria mais.
Obra-prima da arquitetura bizantina, a basílica de Santa Sofia, é localizada em Istambul, maior cidade da Turquia. É um imponente edifício construído pelo Império Bizantino e ordenado pelo imperador Justiniano I, entre 532 e 537 para ser a catedral de Constantinopla (atualmente Istambul). Foi convertido em mesquita em 1453 e transformado em museu, em 1935.
Foi construído entre 1630 e 1652 com a força de cerca de 20 mil homens, trazidos de várias cidades do Oriente. Suntuoso monumento de mármore branco que o imperador Shah Jahan mandou construir em memória de sua esposa favorita, Aryumand Banu Begam, a quem chamava de Mumtaz Mahal ("A jóia do palácio"). Ela morreu após dar à luz o 14º filho, tendo o Taj Mahal sido construído sobre seu túmulo, junto ao rio Yamuna.
 
Começou a ser erguida por volta de 221 a.C. por determinação do primeiro imperador chinês, Qin Shihuang. A estrutura consiste em diversas muralhas, construídas por várias dinastias ao longo de cerca de dois milênios. O número de torres, estimado por alguns autores, é de cerca de quarenta mil. No passado, a sua função foi defensiva, e hoje constitui um símbolo da China e atração turística.

Pesquisa do 3º ano A e 4º ano A
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sete_maravilhas_do_mundo#Maravilhas_do_mundo_medieval http://pt.wikipedia.org/wiki/Stonehenge http://blogdonauta.com.br/2009/06/torre-de-pisa-historia-e-curiosidades/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Muralha_da_China http://pt.wikipedia.org/wiki/Taj_Mahal http://curiosidades-da-loka.blogspot.com/2010/04/basilica-de-santa-sofia.html

11 comentários:

Unknown disse...

Etá espaço super cultural sô!
Parabéns aos alunos e a escola por mostrar essas maravilhas.
Abraço

Gilka artesanatos disse...

Olá Carla,obrigada pela visitinha,adorei e o selo é muito lindo,abraços.

Sergio disse...

Sabias que és um dos meus amig@s? Venho agradecer-te por existires e seres um del@s...! Se vais ao meu blog saberás a que me refiro... e se queres levas contigo o regalo que, com muito carinho, está pensado para pessoas como tu...!
Mereces mais..., mas é o melhor que posso dar-te hoje... És um presente para mim... E é o que eu posso oferecer-te, hoje, a ti...

Um abraço.

Sergio

orvalho do ceu disse...

Olá, Carla querida
Seu Blog me faz recordar tempos (há quinze anos idos) onde atuava também como profesora no segundo grau... mas já vivi bem intensamente o tempo das minhas crianças e adolescentes... tempo que não volta e bom demais!
Fica com Deus e nossa Terezinha...
Bjs

Sergio disse...

Está neste link
El Puente

Sergio.

Mauro S disse...

Oi Carla, eis um post super cultural, gostei, e às vezes a gente precisa de algo assim, beijos, Mauro

Natália Fera disse...

Olá Carla
Muito bonito o seu blog
Adorei
obrigado pela sua visita ao meu cantinho.
Beijinhos e boa noite.

Sor.Cecilia Codina Masachs disse...

mi querida amiga Professora Carla, en mi blog hay un Premio PARA USTED-
«Tu blog es como una flor en primavera»
Espero que ,lo comparta.
Que Dios la bendiga
con ternura
Sor.cecilia

J Araújo disse...

Olá professora Carla, olha eu aqui de novo!! Vim na sua aula aqui, essa de história! Valeu!!

Bj

O Baú do Xekim disse...

OLÁ AMIGUINHOS/AS.

Venho desejar feliz final de semana.
Se divirtam.
Beijinhos e abraços.

Nathália disse...

Tenho que fazer uma pesquisa para a escola, na aula de matemática estamos aprendendo porcentagem, e temos que fazer uma pesquisa a pesquisa está la no meu blog e, e depois vamos ter que ver quntas pessoas deram cada opinião e dar a porcentagem. Preciso da resposta até domingo (29 de agosto).