domingo, dezembro 6

São Nicolau, o guardião da Consciência Cósmica

(O meu São Nicolau na porta da cozinha)
Dia 06 de dezembro é dia da São Nicolau. Um santo que inspirou a figura do Papai Noel. Nasceu na Ásia Menor, pelo ano de 275, filho de pais ricos, mas com uma profunda vida de oração. Ele costumava distribuir presentes aos pobres a noite, para não ser identificado. A transformação de São Nicolau na "Imagem desbotada" do Papai Noel, começou na Alemanha, onde sua imagem passou a ser associada com as festas do natal.
É uma figura celestial que representa a justiça concreta, para educar as crianças a terem consciência social: Em uma das mãos traz um livro dourado (Com o nome de cada criança do mundo e anotados cada pensamento, sentimento e ações vividos por elas durante o ano); Na outra mão traz o chicote simbólico, que usa para castigar se necessário e ainda um saco cheio de presentes, como maças, nozes, castanha...para oferecer as crianças que foram aprovadas por seu comportamento. Oferece também palavras de elogio e incentivo para que continuem firmes e fortes. Para aquelas que são reprovadas em seu comportamento, suas palavras são se reprovação e sua atitude de punição, para que a criança não repita no ano novo, os mesmos erros. Desta forma, a criança passa a compreender que a esperança e a liberdade do ser humano estão ligadas à justiça objetiva.
É importante ressaltar que nessa auto análise não se pode deixar aparecer a culpa pelos atos errados, basta reconhecermos o erro e percebermos o motivo que nos levou a cometé-lo para se ter certeza que não será repetido.
Por isso São Nicolau é considerado o guardião da Consciência Cósmica.
Seria lindo se vivêssemos o significado verdadeiro e importante do natal, e com certeza, o mundo seria um lugar mais justo e bonito!!

Evelyn Scheven. O Caminho de Cristo: O resgate da magia das festas cristãs. Jundiaí: Inhambu Editora LTDA,1997.

5 comentários:

R. R. Barcellos disse...

Venho lá do teu futuro
Para orar ao teu santo;
Seu Papai Noel é duro,
Mas pensando bem, nem tanto;
São Nicolau, com certeza,
Perdoará a afoiteza
Desse meu humilde canto...

E lá do futuro te trago, Carla, um beijo... Feliz Natal neste ano de 2009, em 2010, 2011... e por aí afora.

Carla Fernanda disse...

Eis aqui amigo seu saco cheio de presentes, como maças, nozes, castanha... que São Nicolau sempre esteve guardando para você!
:D

Leonel disse...

Como vemos, o saco de presentes permanece na figura do atual Papai-Noel-Coca-Cola, mas o chicote sumiu! Por que? Só direitos e nada de deveres?
Parece que é esta a corrente atual!
Impunidade e irresponsabilidade!
A "distinta" cambada de Brasília acaba de aprovar (rapidinho)na câmara uma lei que proibe até palmadas na bunda dos filhos!
Só falta passar pelo senado. O estado quer impedir os pais de educarem seus próprios filhos! Talvez para criar uma geração já baseada nesta impunidade que eles tanto cultivam!
Porque para os excessos, já existem leis em vigor! Que aliás, não impedem casos de violência, como esta lei estúpida também não vai impedir!
Eu agradeço aos meus pais pelas chineladas que levei, foram merecidas e não foram mmotivadas por raiva, mas para correção, e a mensagem foi compreendida!
Hoje, vejo pais criando verdadeiros marginais de mau-caráter, que acham que tudo podem!
Boa postagem, Carla, que havia me escapado, nem sei porque...
Abraços!

Carla Fernanda disse...

Leonel, vc chega aqui do futuro, como Barcellos. Esta postagem é de 2009, no tempo que meu blog era educativo. Ainda não éramos amigos.

Carla Fernanda disse...

Quanto ao seu comentário que é um verdadeiro despertar para o perigo das entrelinhas da ideologia que vigora no mundo que, com isso, cada vez mais só piora, meus cumprimentos e respeito ao discernimento em tudo que escreve amigo.
Beijos!!